Conheça o Basenji.
Basenji é uma raça de cães rara oriunda da áfrica, é considerada muito antiga, tendo registros de sua aparição em desenhos egípcios da quarta dinastia que datam de quatro mil anos. Entretanto, o Basenji, como conhecemos hoje, descende de cães que tiveram seu primeiro contato com os europeus durante a década de 1830.
Cães muito parecidos com o Basenji foram retratados em diversas pinturas antigas no antigo Egito. A grande pirâmide de Quéops, da IV dinastia, datada de 2700 a.C., retrata o que ficou conhecido como “Cães Khufu”, que apresenta características semelhantes às do Basenji. Desenhos encontrados em tumbas de faraós da 1.ª dinastia que datam de 3000 a.C. também retratam um cão com características semelhantes.
Descobertos pelos ocidentais no século XIX na região do Congo, o Basenji fez parte de algumas publicações em livros de história da África, representados em fotografias da época ao lado de nativos. Sua primeira competição se deu ainda no continente africado, na década de 1890, em um evento de exibição de cães. Na região no Congo, os cães da raça eram usados para o transporte de mercadorias e como cães de alerta, avisando sobre a aproximação de animais perigosos na mata.
O Basenji teve sua primeira aparição na Inglaterra e nos Estados Unidos durante a década de 1930 com uma importação bem sucedida do continente africano. Tentativas de importar a raça anteriormente foram mal sucedidas, pois os todos os cães chegavam à Europa doentes e não sobreviviam à viagem. Por ser um animal que ao longo dos séculos se desenvolveu em regiões quentes, a raça Basenji conta com características marcantes que o tornam um cão rústico, a começar pela sua pelagem curta. Conhecido como um cachorro que não late devido à formação de sua laringe, o Basenji se comunica apenas por uivos. As fêmeas da raça entram no cio apenas uma vez no ano. Cães dessa raça possuem uma cauda em forma de anel e podem pesar até 11 kg e medir até 43 cm de altura na cernelha.
Reconhecido oficialmente como raça apenas em 1943 pelo American Kennel Club, o Basenji está na lista de cachorros raros, de porte pequeno, cujas orelhas estão sempre em pé e em alerta a tudo ao seu redor. As cores da raça variam entre o caramelo e o preto, contendo em alguns exemplares um tom mais vermelho com manchas brancas, que se mesclam e formam padrões únicos em cada exemplar da raça. Alguns Basenjis podem apresentar tricolores em alguns casos.
O Basenji apresenta características intelectuais que o fazem ser considerado um cão independente e que não gosta muito de seguir comandos, por isso, adestrá-lo pode ser uma tarefa que demande paciência. Entre as diversas características da raça, destaca-se sua energia e inteligência, onde geralmente se tornam muito afetuosos e apegados com seus donos. Seu intelecto e sua energia exigem que o Basenji pratique exercícios físicos e atividades que sejam estimulantes, por isso é importante que tutores que desejem ter um Basenji tenham disponibilidade de tempo diário para gastar com o pet.
Cães dessa raça convivem bem em apartamentos tanto quanto em casas, sem muitos problemas de convívio. A curiosidade faz parte do seu pacote de características, portanto, em muitos casos, o Basenji pode apresentar um senso aguçado para caçar insetos e outros animais menores. Alguns traços de sua personalidade fazem lembrar um gato, pois o Basenji não gosta de se molhar e não é fã de tempo úmido. Além disso, cães dessa raça costumam lamber o próprio pelo para se higienizar. Eles também gostam de subir em locais mais altos simplesmente para observar o ambiente ao seu redor.
Na Polipet você encontra tudo o que precisa para tornar a vida do seu pet mais saudável e feliz, como rações de qualidade que proporcionam uma alimentação balanceada e nutritiva, excelentes brinquedos, que além de proporcionar uma atividade interativa, auxiliam na manutenção da saúde física e emocional, proporcionando uma qualidade de vida maior. Confira abaixo uma seleção de produtos para atender todas as necessidades do pet.