Conheça o Border Collie
O Border Collie é uma raça oriunda de uma região conhecida como anglo-escocesa na Grã-Bretanha, local que também deu origem ao seu nome, que em tradução livre significa “Colie da fronteira”. Resultado de algumas décadas de criação em busca de um pastor de ovelhas com características únicas, o Border Collie é considerado o melhor quando o assunto é pastorear rebanhos. No século XVIII, existia na Grã-Bretanha uma variedade de cães que eram designados para o pastoreio de ovelhas, alguns com características únicas, mas incompletas em sua totalidade. Muitos cães usados na época eram considerados barulhentos, pois latiam muito durante o trabalho e tinham o hábito de mordiscar integrantes do rebanho. Entre os criadores de ovelha, existia um orgulho patriótico quando conseguiam criar um cão pastor que apresentava características superiores aos cães já usados para a lida diária com os rebanhos.
Ainda no século XVIII, o primeiro campeonato de cães pastores de ovelha foi criado na Grã-Bretanha, com o intuito de apresentar criações independentes, bem como suas características físicas e de trabalho. Esse campeonato foi o ponto de partida que levou a criação dos primeiros Collies tendo como ancestral um cão chamado Hemp, que se destacou e deixou todos admirados com sua capacidade de trabalho. Hemp conduzia o rebanho sem latir e sem mordê-los, ao invés disso, parava tranquilamente em frente às ovelhas as intimidando. Hemp gerou muitos descendentes e é considerado o pai do Border Collie moderno.
Em 1906 foi estabelecido o que seria conhecido como o primeiro padrão estabelecido baseado em habilidades de trabalho e não em características físicas. Nessa época, esses cães eram conhecidos apenas como “Sheepdogs” que em tradução livre significa “Pastores de ovelha”. Em 1915 o nome “Border Collie" foi registrado em referência e homenagem a sua região de origem.
A raça chegou às Américas carregando sua fama de bom pastor vinda de seu país de origem e logo encantou os criadores de ovelhas com sua elevada capacidade de trabalho, sua organização diante dos rebanhos e obediência. Tendo a obediência como uma de suas características mais marcantes, o Border Collie foi inserido em campeonatos mundo afora, onde se destacou e ganhou fama como uma das raças de cães mais inteligentes. Seu reconhecimento como raça pelo American Kennel Club se deu somente em 1995, depois de muita insistência de criadores.
O Border Collie está classificado como uma raça de médio porte. No geral sua pelagem pode variar entre o bicolor e o tricolor, tendo o preto e branco como mais tradicionais e comuns. A coloração de seus olhos pode variar entre azul e castanho. As orelhas do Border Collie podem se apresentar de diferentes formas, em muitos casos, totalmente eretas ou semi eretas e em outros, totalmente caídas. A altura do Border Collie pode variar entre os machos e as fêmeas, medindo em média entre 46 e 56 cm de altura. Seu peso varia entre 12 e 20 kg. A expectativa de vida da raça é em torno de 10 a 17 anos.
O Border Collie é um cão que obrigatoriamente precisa de atividades físicas diárias e de estimulação mental. Por possuir muita energia, um forte impulso de caça e uma necessidade explícita de trabalhar, o Border Collie é um cachorro que precisa de um ambiente adequado, com espaço de sobra para poder se movimentar e gastar energia.
Geneticamente é uma raça que apresenta traços de obediência desde cedo e sem muito esforço, entretanto, devido à abundância de energia, é recomendável o adestramento desde filhotes para poderem conviver em harmonia em um ambiente familiar.
Na Polipet você encontra tudo o que precisa para tornar a vida do seu pet mais saudável e feliz, como rações de qualidade que proporcionam uma alimentação balanceada e nutritiva, excelentes brinquedos, que além de proporcionar uma atividade interativa, auxiliam na manutenção da saúde física e emocional, proporcionando uma qualidade de vida maior. Confira abaixo uma seleção de produtos para atender todas as necessidades do pet.