Conheça o Cane Corso
O Cane Corso é uma raça classificada como molossóide de grande porte oriunda da região do sul da Itália. Sua ancestralidade é muito antiga, remetendo ao antigo império romano. Considerado um descendente direto de um cão já extinto conhecido como “Canis Pugnax”, o Cane Corso é muito estimado em todo o sul da Itália como cão de caça e de guarda. Seu ancestral romano era usado como cão de guerra pelas legiões romanas em campos de batalha por toda Europa e em apresentações de combate. Seu nome deriva de um antigo termo italiano comum utilizado nos meios rurais para definir cães utilizados em atividades de pastoreio e caça. Os ancestrais do moderno Cane Corso eram comuns por toda Itália em um passado remoto, usados como cães de guarda e grandes vigilantes no período da noite, bem como no pastoreio durante o dia. Em um passado mais recente, o Cane Corso ficou limitado a apenas algumas regiões da Itália, especialmente entre a Campânia, a Basilicata e a Apúlia.
Devido a conflitos e guerras mundiais no século passado e a mudança do estilo de vida das zonas rurais nas regiões que ainda abrigavam exemplares da raça como cão de trabalho, o Cane Corso passou a se tornar cada vez mais raro na metade do século passado. Graças a entusiastas da raça, entre eles o Sr. Paolo Breber, exemplares da raça foram descobertos e reunidos com a intenção de combater uma quase extinção em meados de 1970. Apesar de todos os esforços para garantir a existência da raça durante a década de 70, foi somente em 1980 que criações mais organizadas conseguiram se estruturar, tornando possível um reconhecimento como raça em meados da década de 90.
O Cane Corso foi aceito como raça pelo Kennel Club Italiano em 1994, assumindo a 14.º colocação de cães italianos. A Federação Cinológica Internacional aceitou a raça de forma provisória em 1997, mas somente em 2007 a oficializou internacionalmente. Nos Estados Unidos, o American Kennel Club reconheceu o Cane Corso somente em 2010, fazendo com que se tornasse popular em todo território a partir de então.
Segundo os padrões internacionais estabelecidos pela Federação Cinológica Internacional, os machos da raça podem medir entre 62 e 70 cm e pesar entre 45 e 50 kg, fêmeas entre 58 e 66 cm e pesar entre 40 e 45 kg. As cores aceitas são o preto, cinza, fulvo, malhado-tigrado, vermelho-cervo. Ao longo dos séculos as orelhas do Cane Corso eram cortadas em triângulos equiláteros com o intuito de ficarem eretas, entretanto, esse procedimento estético já não é mais permitido em muitos países, tornando o Cane Corso com orelhas naturais mais comuns em diferentes partes do mundo. O mesmo procedimento estético na cauda dos Cane Corsos foi bastante comum no passado, porém esses procedimentos estéticos foram proibidos no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. As orelhas naturais da raça são de tamanho médio, triangulares e pendentes. A cauda se apresenta relativamente alta.
Equilibrados e com uma forte presença intimidadora, os cães dessa raça se destacam por serem excelentes cães de guarda e de pastoreio, atividade que faz parte do seu DNA. Se adestrados e socializados desde filhotes, o Cane Corso tende a conviver de maneira harmoniosa entre aqueles que considera como família. Um detalhe importante sobre o Cane Corso é que sua mordida está entre uma das mais poderosas do mundo canino, na ordem dos 700 PSI, correspondendo aproximadamente a 49,2 kgf/cm (quilograma-força por centímetro quadrado), colocando-o na terceira posição entre as mordidas mais potentes do mundo.
Na Polipet você encontra tudo o que precisa para tornar a vida do seu pet mais saudável e feliz, como rações de qualidade que proporcionam uma alimentação balanceada e nutritiva, excelentes brinquedos, que além de proporcionar uma atividade interativa, auxiliam na manutenção da saúde física e emocional, proporcionando uma qualidade de vida maior. Confira abaixo uma seleção de produtos para atender todas as necessidades do pet.