Conheça o Dálmata
O Dálmata é uma raça com origem no Leste Europeu, mais precisamente na Dalmácia, uma região que abrange territórios da Croácia, Bósnia, Herzegovina e Montenegro, na costa leste do mar Adriático, reconhecida mundialmente pela sua pelagem manchada. O Dálmata foi um cão muito utilizado na caça de aves durante a idade média na sua região de origem, além de ser muito utilizado ao longo de sua história como cão acompanhante de carruagens. A história dessa raça exótica é largamente conhecida no ocidente europeu desde o século XVI. Algumas inscrições encontradas em tumbas no Egito Antigo e outras poucas inscrições rupestres na Grécia Antiga sugerem já haver o conhecimento de cachorros manchados nessas regiões há alguns milhares de anos, ainda que essas imagens não sejam suficientes para assegurar se tratar de ancestral direto do Dálmata como conhecemos hoje, sua semelhança estética sugere algum parentesco.
A região da Dalmácia deu origem ao nome da raça, onde em 1780 teve seu primeiro registro e conhecimento como raça. Conhecido como cão turco em outras regiões da Europa, o Dálmata se destacou e se popularizou muito na Inglaterra durante o século XVIII quando se tornou conhecido como um distinto cão da nobreza inglesa, utilizado como acompanhante estilístico de carruagens. Ainda durante o século XVIII o Dálmata foi levado aos Estado Unidos, quando em 1787, George Washington adquiriu uma fêmea para se tornar acompanhante da carruagem de sua esposa. Algumas décadas se passaram e a raça teve seu primeiro registro em solo estadunidense em 1887 no American Kennel Club.
Cães dessa raça foram muito utilizados para fins estéticos entre os nobres da Europa e dos Estados Unidos ao longo dos séculos, mas também eram muito utilizados como cães de guarda em estábulos e na caça de aves em países europeus. Devido a sua pelagem única, o Dálmata se tornou famoso na literatura e no cinema, tendo seu primeiro registro literário em 1790 em uma publicação britânica do autor Thomas Bewick. Em 1961 a raça teve sua estreia nos cinemas em uma animação da Disney intitulada 101 Dálmatas.
Fisicamente, os Dálmatas machos podem medir entre 56 e 62 cm de altura na cernelha e as fêmeas entre 54 e 60 cm, podendo pesar entre 24 e 32 kg. Sua pelagem deve ser curta, lisa, predominantemente branca com pintas pretas ou marrons. Com personalidade ativa e energética, o Dálmata não é um cachorro para se ter em espaços limitados e com tutores com pouca disponibilidade para proporcionar atividades físicas e passeios. Cheio de energia, o Dálmata é um cachorro que carrega vivo em seu DNA disposição para correr por muitos quilômetros, algo que torna os cães dessa raça um bom companheiro, com uma empolgação quase incansável, mas muito divertido. É importante proporcionar um local com espaço para que o Dálmata se exercite, gaste energia e por consequência, se comporte bem em casa. Cães dessa raça podem ser um pouco teimosos, por isso é importante adestrá-los e socializá-los desde filhotes para poderem conviver em harmonia em um ambiente familiar.
Na Polipet você encontra tudo o que precisa para tornar a vida do seu pet mais saudável e feliz, como rações de qualidade que proporcionam uma alimentação balanceada e nutritiva, excelentes brinquedos, que além de proporcionar uma atividade interativa, auxiliam na manutenção da saúde física e emocional, proporcionando uma qualidade de vida maior. Confira abaixo uma seleção de produtos para atender todas as necessidades do pet.