Conheça o Gato Birmanês
O Sagrado da Birmânia ou Birmanês é um gato com muitas histórias ligadas a sua origem, como por exemplo, que a raça possuía originalmente uma pelagem branca e olhos dourados, que se alteraram após o seu tutor, um sacerdote Kittah de um templo na Birmânia, morrer e seu espírito entrar nestes gatos, modificando para uma pelagem mais escura e seus olhos se tornando azuis. São muitas as histórias sobre esta raça, mas existe um consenso que ela é resultante do cruzamento entre exemplares de gatos siameses e gatos persa. Uma das histórias conta também que um casal de siameses foi levado para França e o macho acabou por falecer durante o transporte e a fêmea foi cruzada com um gato da raça Persa, história que faz certo sentido, já que existem registros da raça desde 1925 na França. Ainda na França a raça teve seu aperfeiçoamento e por meados de 1960 foi levada para Grã-Bretanha e futuramente para os Estados Unidos.
Por conta da hibridização entre siameses e persas, o Birmanês apresenta vários tons de pelagens, mas sempre respeitando o padrão point presente na raça siamesa que foi dominante nos seus descendentes, onde as zonas frias do corpo são escuras e a base do restante do corpo é sempre branca, destacando ainda mais as partes mais escuras e os olhos claros da raça. A tonalidade mais comum dos olhos do Birmanês é a cor azul, mas podem ocorrer variações por conta da pelagem dos pais. Um traço marcante, característico e lindo da raça são as bases das patas na cor branca, gerando a impressão de sempre estarem usando luvinhas. Nas partes point do Birmanês, as que apresentam coloração mais forte, podem ocorrer listras suaves e são um traço que não desqualifica como um exemplar de raça pura, já que é uma característica.
O Birmanês é gato de porte médio a médio-grande, longo, musculoso, de pelo semi-longo sem a presença da dupla camada comum aos persas, mas ainda necessita da escovação semanal para evitar nós, e como ele pode perder uma quantidade significativa de pelos, ter o hábito de escová-los com frequência contribui para a redução do acúmulo de pelos.
A raça é muito carinhosa e sociável com seus tutores, familiares de tutores, amigos dos tutores, vizinhos dos tutores, com o carteiro e assim por diante. Mas brincadeiras a parte, a raça possui uma alta socialidade, não tendo problemas nem com outros animais, sendo excelente em casa, o que acaba por ser arriscado em casos de roubos ou mesmo que ele fique na casa de outra pessoa durante as andanças na vizinhança, e se torna altamente recomendado a chipagem do gato para a fácil identificação. Não se recomenda quintais abertos ou sacadas sem qualquer tipo de proteção, para evitar que este gato saia e se perca. E se recomenda sempre a presença de alguém para que lhe faça companhia, seja uma pessoa, gato ou cachorro.
A alimentação desta raça deve ser rica em vitaminas e proteínas para uma boa manutenção de seu pelo e musculatura e rações super premium, sejam as secas e a úmidas, vão garantir a nutrição que ele precisa. Em casos de uma alimentação fresca se recomenda a orientação de um veterinário especializado para que a alimentação seja completa e sadia.
Na Polipet vocês vão encontrar rações para gatos super premium que vão garantir uma alimentação sadia e completa e se recomenda o uso de fontes de água para que ela sempre seja fresca e atrativa para o gato. Arranhadores são indicados para o gaste das unhas dos gatos, tanto os pequenos quanto os arranhadores do tipo torre e a instalação de plataformas vão ser muito bem-vindas ao seu gato. Brinquedos interativos vão ser uma boa forma de gasto de energia e manutenção de sua forma física.