Conheça o Gato Mau Egípcio
O Mau Egípcio é um gato que possui registros de sua existência encontrados em antigos papiros desde o ano 1000 a.C., sendo uma raça antiga, com traços muito distintos e característicos como sua pelagem e estrutura corporal. A raça quase desapareceu, mas em meados da década de 1950, por cruzamentos, as suas características foram mantidas ao longo do tempo, evitando que a raça se extinguisse. O nome Mau significa gato em egípcio, sendo então uma constatação que este é, sim, o exemplo do gato do Egito antigo.
No antigo Egito, durante a dinastia dos faraós, os gatos eram venerados, quase como divindades, o que significava que quaisquer maus tratos ou morte a estes animais era punido com a morte por ser considerada uma afronta aos deuses, principalmente Bast, a deusa da fertilidade, amor, dança e música, cuja representação antropomórfica é uma mulher com cabeça de gato e corpo humano.
O mau egípcio é um gato bem ativo, com um olhar atento e alerta, que combinados com seus olhos grandes colaboram para sua expressividade padrão. Seus olhos possuem tons de verdes claros ou mesmo verde groselha, onde um tom acobreado pode ocorrer em gatos mais jovens. Seu corpo, de tamanho mediano, é bem musculoso, esguio, com patas pequenas e delicadas que combinadas com uma cabeça arredondada, um focinho que não é nem curto nem longo e com orelhas de tamanho mediano e longo, demonstram um ar elegante e imponente a raça.
A pelagem do mau egípcio é curta, fina, firme e sedosa ao toque. Sua coloração pode variar entre o bronze, onde a pelagem é acomodada em duas ou mais bandas de cores distribuídas uniformemente pelo corpo e a variação de luz pode causar um efeito diferente durante a movimentação, a pelagem esfumaçada preta, onde as bandas cromáticas com pontas pretas e suas manchas são distribuídas uniformemente pelo corpo, e o padrão prata onde sua pelagem apresenta características semelhantes a dos gatos orientais e do American Shorthair, e diferente dos padrões anteriores sua cabeça faz um ângulo junto ao seu focinho. As manchas de sua pelagem no nascimento não estarão muito aparentes ou marcadas, mas durante o seu desenvolvimento elas se tornaram mais aparentes e marcadas, sendo que a partir dos 14 meses elas se tornaram mais visíveis e escuras.
O mau egípcio é um gato de temperamento muito tranquilo e ligado a família, demonstrando sua alegria e satisfação com vocalizações e abanos de cauda ao receber os donos após o dia de trabalho. O mau egípcio ainda nos dias atuais traz muito dos seus traços de comportamento selvagem, fazendo com que ele não socialize bem com desconhecidos e não consiga interagir bem com outros animais, por ser muito territorialista.
Na Polipet você encontra o que precisa para receber o seu novo morador, desde rações super premium para gatos, rações para pelagem de gatos, rações para gatos com sensibilidade, petiscos, arranhadores, brinquedos, tocas, rasqueadeiras para pelos e shampoos de banho seco.