Conheça o Gato Persa
O gato persa foi primeiramente documentado pelo explorador italiano Pietro Della Valle, no século XVII, na antiga pérsia (atual Irã), onde o mesmo voltou com alguns exemplares para a Europa. Na busca de aperfeiçoamentos para a raça e novos padrões de cores, os persas foram cruzados com a raça angorá, ocasionando no padrão que conhecemos atualmente.
Como dito anteriormente, foram feitos cruzamentos para adquirir novos padrões e um destes cruzamentos com o siamês originou uma variação de pelagem com características únicas, se tornando atualmente uma raça à parte, o gato himalaio. O gato persa tem características bem marcantes, uma cabeça arredondada, pelagem longa, macia, fina e com uma grande densidade, orelhas arredondadas e curtas, olhos bem arredondados e com padrão bem definido nas cores azul profundo, cobre brilhante e verde, onde estas cores dependem diretamente dos padrões de cores da pelagem, onde nos padrões considerados exóticos há uma predominância do cobre brilhante. Os padrões exóticos são bem definidos pela CFA, onde os padrões de pelagem são catalogados e organizados para não existirem divergência ou mesmo gatos SRD sendo passados como animais “puros”.
Em relação ao seu comportamento, o persa é um gato muito companheiro, calmo, criando um vínculo muito grande com o seu tutor, que apesar da expressão sisuda, ele é um gato muito amável, e por serem tranquilos podem residir em apartamentos, e não sofrendo com a ausência do dono, mas apreciando muito estar com ele quando possível. Uma característica divergente se dá nos exemplares de pelo curto (exótico) sendo um pouco mais arteiros em relação ao persa de pelo longo tradicional.
Os gatos persas vivem entre 10 e 17 anos, com pesagem variante de 3 a 4 kg em fêmeas e 4 a 5 kg nos machos, tendo um miado bem suave e curto, não sendo muito falantes, o que combina com seu comportamento calmo. O gato persa necessita de alguns cuidados, um deles é a limpeza diária de seus olhos, para remoção de remelas que podem até manchar seu pelo. Sua pelagem necessita de frequentes escovações para evitar nós em sua pelagem, bem fina e sedosa. Problemas com temperaturas altas são uma realidade, principalmente no verão, podendo passar mal com essas temperaturas, já no inverno sua pelagem o auxilia muito, ficando até mais bonita.
Existem exemplos famosos da raça no mundo do entretenimento, como o bichento nos filmes de Harry Potter, o folgado e guloso Garfield (Sim, ele é persa e não um British Shorthair), Snowball em Stuart Little, e o Mr. Bigglesworth nas mãos do vilão Dr. Evil em Austin Power antes do descongelamento e a Vilanesca duquesa em Baby, um porquinho atrapalhado ou o megalomaníaco Sr. Tinkles em Como Cães e Gatos, estes últimos não justificando a natureza verdadeira desta raça.
Na Polipet vocês encontram tudo para acomodar e cuidar deste belo gato, como rações super premium para gatos persa, rações que colaboram para sua pelagem, ração úmida em sachê e fontes para colaborar com a ingestão de líquidos para sua saúde renal, além de caminhas e tocas super confortáveis. Arranhadores são essenciais para gatos e mesmo para os mais calmos, como o persa, são com certeza uma ótima aquisição para gaste de unhas antigas e preservação de móveis.