Conheça o Gato Ragdoll
O gato Ragdoll é uma raça de origem norte-americana, resultante do cruzamento de uma fêmea branca da raça Angorá (Ankara), com um macho da raça Birmanês (gato sagrado da Birmânia), dando a origem inicial a raça de gatos Ragdoll. A hibridização começou por volta dos anos de 1960, mas o padrão que conhecemos atualmente tem origem de seus descendentes, oficializado por volta de 1990 por algumas federações de gatos como a TICA e a Fife.
Seu nome se dá pela aparência de sua pelagem semelhante a de uma boneca de pano tradicional dos EUA, as ragdolls. A pelagem do Ragdoll é semi longa, onde é necessária escovações semanais para evitar nós e a remoção de pelos antigos. O pelo ao toque lembra muito a pelagem dos coelhos, mas ela se modifica um pouco nos períodos da primavera e outono, e há uma grande queda de pelos, facilmente retiráveis com as mãos ou rasqueadeiras. A coloração do Ragdoll, em geral, é no padrão colorpoint com luvas brancas, onde estas cores podem variar entre os lilac, blue, chocolate, red, cream, mas elas podem apresentar coloração bicolor, tortie e tabie. Um traço bem marcante dos Ragdolls são seus olhos azuis característicos da raça e ela não possui outros padrões de cores. Os Ragdolls são gatos com um temperamento muito calmo e muito sociável, sendo muito indicados para o convívio de crianças, que nos seus colos eles vão parecer bonecas de pano, e o convívio com outros animais é muito tranquilo por parte deles.
O Ragdoll é um gato de médio a grande porte que pode chegar até 1,20 m de comprimento da cabeça até a ponta do rabo. Sua musculatura é bem desenvolvida e forte, e com um aspecto bem marcante, com um queixo bem forte e seu olhar marcante combinado com seus olhos azuis geram uma característica única. Sua maturidade, assim como na maioria dos gatos de grande porte, é mais tardia, finalizando por volta dos 4 anos, mostrando características de um eterno filhote em seu comportamento. Por ser um gato muito tranquilo, não se recomenda esta raça em ambientes externos não controlados, uma vez que ele pode ficar acuado.
Os machos da espécie podem chegar a 9,0 kg e as fêmeas podem chegar a 6,0 kg, então se recomenda o controle da alimentação do Ragdoll para evitar obesidade e a sobrecarga de suas articulações. Por conta da hibridização, o Ragdoll é sujeito a hereditariedade das doenças de suas raças-base, como problemas com cálculos urinários, cardiomiopatia hipertrófica, entre outros problemas urinários, que por exames genéticos, podem ser previamente tratados, melhorando a expectativa de vida deles, que podem chegar a 10 anos.
Na Polipet vocês vão encontrar todos os itens que serão necessários para receber o seu novo morador em casa. Os Ragdolls necessitam de uma alimentação balanceada e equilibrada para não ocorrerem sobrepeso, recomendada-se rações super premium, onde as matérias-primas são mais selecionadas e uma maior adição de proteínas que são melhor absorvidas, rações para controle e manutenção de peso são recomendadas em animais adultos por conta de sua redução natural de atividades e que somadas ao seu temperamento calmo os tornam muito pouco ativos. Brinquedos que estimulem sua interação ou movimentação, vão ajudar no controle do peso do seu gato. Rações úmidas para gatos são uma ótima fonte de alimentação e hidratação para o seu gato.
Arranhadores são importantes para o gaste das unhas antigas e evita que o gato arranhe a mobília da casa, como sofás e móveis de madeira, e arranhadores do tipo torre, que acompanham redes e plataformas são ideais para eles, principalmente por serem uma raça de grande porte. Recomendam-se muitas fontes de água fresca, principalmente fontes que movimentam a água e garantem um aspecto de mais fresca. Caixas de areia são importantes em locais estratégicos para que ele tenha opções de conforto e segurança enquanto urina ou defeca, e o uso de areias de boa qualidade, sílicas ou granulados vão gerar mais conforto e menor odor no local.