Conheça o Maine Coon
O Maine Coon é um gato bem diferente por conta de seu tamanho e sua expressão marcante. A raça não tem uma origem exata em questão de datas, mas o estado do Maine é considerado seu estado de origem, tendo uma mística sobre sua origem, por conta de suas características de cauda longa e volumosa como de um guaxinim, dando origem ao Coon (racoon) em seu nome. Os moradores do Maine pensavam ser um cruzamento dos gatos com guaxinim, questão improvável, mas contribui para o folclore envolta de sua origem.
O Maine Coon é uma raça rústica e de trabalho, que era utilizada para o combate de pragas locais como ratos. Sua energia, porte e habilidades de caça o tornou perfeito para casas, navios e portos no controle de pequenos animais, o que combinado a um temperamento muito calmo e alta sociabilidade o tornou um companheiro ideal para acompanhar homens no campo e em navios. Sua pelagem contribuiu muito para sua adaptação a climas mais frios, não prejudicando seu trabalho e nem sua saúde.
Como dito antes o Maine Coon é uma raça que se destaca pelo seu tamanho e por sua pelagem, bem ampla em seu pescoço, gerando um ar imponente e elegante, característica adquirida de umas suas raças matrizes, os Angoras ou Ankaras trazidos da Europa e que se misturaram com raças locais selvagens, o que contribuiu para suas características atléticas, eterna juventude de seu comportamento e inteligência.
Este gigante tem um comportamento muito equilibrado, sendo bem ativo e energético quando necessário, bem observador como um bom caçador esperando o próximo alvo. Os tutores deste tipo de felino não precisam se preocupar muito com sua saúde, por conta de suas características rústicas, assim como outros animais de trabalho. Entretanto, a cardiomiopatia pode ser um problema que pode ocorrer nesta raça, assim como a atrofia muscular que podem ser percebidas nos primeiros meses de vida do gato, prejudicando seu desenvolvimento, e consequentemente sua expectativa e qualidade de vida.
Sua pelagem é longa e macia, e uma alimentação equilibrada para que eles não fiquem com obesidade é indicada, pois, é muito fácil pensar em alimentar mais do que se deve a estes majestosos gatos por conta de seu tamanho e musculatura bem desenvolvida e aparente, em um gato que pode chegar a quase de 1 metro da ponta do rabo até cabeça, com exemplares machos que podem chegar a 11,0 kg, mas sendo recomendado ficar bem abaixo desta margem. Seus olhos variam de cores entre o azul, verde e dourado, com padrões de cores muito diversas, não sendo muito aceito o padrão siamês marrom e pontilhado.
As fêmeas de Maine Coon tendem a serem menores que os machos, mão não menos expressivas em tamanho, com peso variando entre 3,6 kg e 5,5 kg, enquanto os machos pesam entre 6,0 kg até 8,2 kg, com uma estimativa de vida que chega a 12 anos. A raça é considerada uma das mais antigas dos Estados Unidos, mas quase desapareceu durante o século XIX, por conta da introdução de outras espécimes vindos da Europa, mas sendo reproduzida novamente no começo do século XX.
A Polipet dará algumas dicas de itens e acessórios para receber este novo pet em sua casa. Por ser um animal de médio porte e com garras, orientamos que no local existam arranhadores de tamanho considerável para o gaste das camadas mais antigas das suas unhas, lembrando que um Maine Coon pode chegar a 1 metro de comprimento total. Procure caminhas com um tamanho considerável para eles também, que por ser um gato grande, precisará de um local proporcional ao seu tamanho. Rações balanceadas e de qualidade são um fator muito importante para o longo desenvolvimento de seu organismo e estrutura, sendo altamente recomendado serem oferecidas rações super premium, rações específicas para um Maine Coon, que contribuam para a pelagem e musculatura. Como todo bom gato, é importante oferecer brinquedos que estimulem os seus instintos de caça. E para a higiene do Maine Coon, é recomendado areias higiênicas ou granulado sanitário, aliadas a caixas higiênicas com tamanho adequado a ele. Todos esses produtos, você encontra na PoliPet.