Conheça o Pug
O Pug é uma raça de pequenos cães com focinho achatado e cauda enrolada, oriunda da antiga China, onde seu relato histórico mais antigo aparece no período de ouro da China que remetem a dinastia Han que durou entre 206 a.C. até 220 d.C. Esse relato histórico é baseado na descoberta de esculturas e pinturas datadas de 700 a.C. encontradas na China onde cães com características físicas similares se apresentam repletos de adornos ao seu redor. Acredito serem cães de companhia de Imperadores e de famílias nobres da época.
Durante o século XIII, haviam três espécies diferentes de cães na China conhecidos respectivamente como “Lo-sze”, o “pequinês” e o “lion dog”, conhecido atualmente como Spaniel japonês. Esses três cães de pequeno porte eram constantemente cruzados entre si, gerando descendentes com diversas características únicas, sendo os precursores do Pug como conhecemos hoje. No final do século XVI a China abriu suas fronteiras e começou a negociar mercadorias com alguns países europeus, entre eles Inglaterra, Espanha, Portugal e Holanda. Os pequenos cães que haviam na China na época eram dados como presente aos comerciantes, que o trouxeram para a Europa.
Sua primeira aparição se deu na Holanda, possivelmente devido à grande marinha mercante que existia na época, ficando amplamente conhecido como Mopshond no país, nome popularmente usado até os dias atuais. Durante sua ascensão na Europa, o Pug ficou conhecido por diferentes nomes nos países onde a raça se popularizou entre os nobres da época. Na França o chamavam de Carlin, na Espanha de Dogullo, na Alemanha era conhecido como Mops e os Italianos o chamavam de Caganlino. Na França, a maior responsável por sua popularização foi Josephine, esposa de Napoleão Bonaparte.
Os Pugs foram padronizados como raça no início do século XIX, tendo como padrão as cores abricot também conhecida como fawn e a cor denominada Isabella, variações do dourado. Estabelecendo-se como raça, alguns outros detalhes físicos foram documentados e padronizados, como a máscara negra. Ainda no século XIX, as primeiras exposições caninas se iniciaram na Europa e um exemplar da raça foi exibido pela primeira vez em 1861.
O Pug é classificado como um cão de companhia. Seu peso varia entre 6 a 8 kg, considerado um cão pesado em relação a sua pequena estatura. Em geral, sua aparência é tida como compacta, com proporcionalidade entre as partes e uma musculatura firme. Entre suas principais características físicas, se destaca a cabeça redonda com rugas profundas e fáceis de se ver junto de seu focinho achatado. Sua cauda se apresenta como forte característica da raça e é única, devendo ser fortemente enrolada. Cães dessa raça são extremamente fiéis aos donos e exercem sua função de cão de companhia com maestria, demonstrando um profundo apego aos donos e expressando seu amor, seguindo o dono para todos os lugares. São considerados umas das raças mais dóceis e são cães muito sociáveis.
Na Polipet você encontra tudo o que precisa para tornar a vida do seu pet mais saudável e feliz, como rações de qualidade que proporcionam uma alimentação balanceada e nutritiva, excelentes brinquedos, que além de proporcionar uma atividade interativa, auxiliam na manutenção da saúde física e emocional, proporcionando uma qualidade de vida maior. Confira abaixo uma seleção de produtos para atender todas as necessidades do pet.