Conheça o São Bernardo
O São Bernardo é originário das regiões montanhosas da Suíça e compartilha traços genéticos com outros grandes cães que se originaram nessa região, conhecidos como boiadeiros suíços, como o Bernês e o Appenzell. A teoria mais aceita sobre sua ancestralidade é de que o São Bernardo conhecido nos dias atuais seja descendente de um cão já extinto, conhecido como mastim alpino, que chegaram à região dos Alpes Suíços com tropas romanas. A sobrevivência dessa raça se deu por meio de um monge chamado Bernard de Menthone que em 1050 iniciou a construção de um mosteiro chamado “Hospice du Grand St. Bernand”, localizado em um local inóspito a mais de 8 mil pés acima do nível do mar, local onde muitos viajantes passavam para cruzar os Alpes em direção a Roma. De acordo com alguns relatos históricos, a função do São Bernardo era proteger as propriedades e auxiliar em missões de resgate que iniciaram no século XVIII. Durante suas missões de resgate, sua principal função era encontrar vítimas soterradas na neve e buscar auxílio junto aos monges caso a pessoa não conseguisse se mover. Bernard de Menthone cruzou cães, a fim de se obter um exemplar robusto, com excelente faro e uma pelagem isolante que pudesse suportar e atuar em condições extremas. Alguns relatos históricos dizem que as missões de resgate na neve eram feitas por quatro cães São Bernardo. Quando encontravam alguém soterrado, dois cães do grupamento deitavam ao lado da pessoa com a intenção de aquecê-las, um deles tentava reanimar a pessoa lambendo sua face e o quarto retornava ao monastério em busca de ajuda.
Ao longo de toda a história da raça, um cão em especial se destacou pela sua bravura e elevada capacidade de resistência. “Barry der Menschenretter” foi um cão que viveu no mosteiro “Hospice du Grand St. Bernand” entre 1800 e 1814 e que, segundo relatos históricos, salvou mais de quarenta pessoas de soterramentos e das condições traiçoeiras dos Alpes ao longo de sua vida. Barry se tornou famoso na região onde vivia ao encontrar, durante uma de suas patrulhas, um menino que estava perdido e imediatamente reanimou a criança, fazendo-a se agarrar ao seu pescoço e se pendurar em suas costas, Berry o levou de volta ao mosteiro. Após anos de trabalho, Berry morreu de velhice e foi entregue ao museu natural de Berna, onde foi eternizado através da taxidermia. Atualmente, Berry se encontra exposta no hall de entrada do museu, onde permaneceu nos últimos duzentos anos.
O São Bernardo tem um temperamento calmo, bondoso e muito paciente, entretanto para que ele seja mais sociável, é importante se assegurar de lhe prover atividades físicas diárias que estimulem sua saúde emocional e treinamento desde filhote. Cães dessa raça demoram um pouco mais para amadurecer, passando a impressão de que são eternos filhotes, por isso é importante ter paciência com a raça.
Uma característica bastante apreciada entre os entusiastas da raça é sua elevada capacidade como cão de guarda, função que exercia nos primórdios de sua existência, por isso, proteger a área que considera como seu território e de seus tutores está intrínseco em sua personalidade. Seus ouvidos aguçados e seu faro fazem com que fiquem sempre atentos a qualquer movimento e o seu tamanho, força e sua coragem transmitem naturalmente uma presença intimidadora. O São Bernardo pode pesar entre 65 e 85 kg e medir entre 65 e 80 cm de altura na cernelha.
Segundo a confederação brasileira de Cinofilia, o São Bernardo tem como cor predominante o branco, apresentando manchas vermelho-claras maiores e menores de diferentes pontos de sua pelagem e um contínuo manto vermelho que varia de claro a escuro, que cobre todo seu dorso e flancos e, em muitos casos, um manto castanho-avermelhado. Todos os cães dessa raça devem ter marcações brancas obrigatórias nas regiões do peito, patas, ponta da cauda, faixa do focinho, listra na cabeça e mancha no pescoço. Também são esperadas marcas de colarinho branco e máscara escura simétrica.
Na Polipet você encontra tudo o que precisa para tornar a vida do seu pet mais saudável e feliz, como rações de qualidade que proporcionam uma alimentação balanceada e nutritiva, excelentes brinquedos, que além de proporcionar uma atividade interativa, auxiliam na manutenção da saúde física e emocional, proporcionando uma qualidade de vida maior. Confira abaixo uma seleção de produtos para atender todas as necessidades do pet.