Conheça o Alabai
O Pastor da Ásia Central, conhecido em muitos países como “Alabai”, é uma raça milenar originária da região hoje conhecida como Turcomenistão e Uzbequistão. Relatos históricos remontam a ancestralidade da raça até o século II a.c.
O nome “Alabai” é originário da língua ancestral turcomana, onde “Ala”, em sua etimologia, significa “manchado” e “bai” significa “ricamente”, destacando a coloração de sua pelagem bicolor antiga, uma característica marcante da raça. No Uzbequistão o alabai é conhecido como “boribosar”, que significa “caça-lobos”. Na Rússia os cães dessa raça ficaram conhecidos ao longo dos séculos como “Volkodav” que significa “esmagar-lobos”.
Usado ao longo dos séculos como cão de trabalho, o Alabai enquanto raça teve seu primeiro registo oficial em meados de 1921. A criação de maneira organizada da raça, segundo registros, começou em meados de 1931, se tornando mais abrangente no final da década de 1930, quando a Rússia começou a selecionar exemplares da raça Alabai para uso militar.
O Alabai desempenhou um papel histórico e muito importante na antiga União Soviética, atual Rússia, servindo como cão de guerra no exército vermelho, desempenhando o papel de guarda e segurança, onde esteve presente em grandes momentos históricos das quais se destaca a Segunda Guerra Mundial e a queda do muro de Berlim.
Caracterizado como um cão de porte grande, o Alabai faz parte do grupo conhecido como cães molossos, com uma altura que pode variar entre 62 a 70 cm até a cernelha, pesando entre 40 a 80 kg. Com uma pelagem bicolor, que pode se apresentar curta em algumas regiões e longas em outras, o Alabai possui um sub-pelo bem desenvolvido, fazendo com que os cães dessa raça possam convivem em ambientes extremos de frio e calor.
Sua cabeça grande é um contraste de suas orelhas pequenas e triangulares que passam a impressão de que foram cortadas. Com um focinho largo, olhos escuros e uma mandíbula avantajada, o Alabai é um cão que possui uma presença incontestável que faz jus a sua fama.
Conhecido como um cão extremamente corajoso, leal e protetor, um Alabai geralmente escolhe um único ser humano como líder, mas convive bem com outros membros da família, desempenhando seu papel de cão protetor independente do contexto onde está inserido. Os cães dessa raça tendem a ser bastante independentes e territoriais, protegendo o espaço que considera como seu de maneira instintiva.
Um tutor experiente e um contexto específico são essenciais para se ter um cão da raça Alabai. Selecionados especificamente ao longo dos séculos como um cão de guarda, o Alabai carrega em sua natureza genética o extinto de proteção, fazendo com que os cães dessa raça não se deem bem com estranhos ou pessoas que não fazem parte do círculo social onde sua família faz parte. Devido a essas características genéticas, adestrar um cão da raça da Alabai desde filhote é um pré-requisito obrigatório para evitar possíveis acidentes indesejados.
O Alabai é considerado um cão rústico, fazendo com que não apresente grandes problemas de saúde ao longo de sua vida, porém, por fazer parte do grupo de molossos, algumas doenças como displasia de quadril podem afetar a raça. Isso ressalta a importância de se adquirir um exemplar da raça com criadores sérios, com um histórico genético, para que problemas de saúde sejam minimizados ao longo da vida do Alabai. Além disso, uma rotina saudável, com uma dieta adequada e regrada a exercícios físicos regulares são essenciais.
Na Polipet, você encontra uma ampla seleção de produtos que visam tornar a vida do seu pet mais saudável e feliz. Entre rações de alta qualidade que proporcionam uma alimentação balanceada e nutritiva, além de excelentes brinquedos que promovem atividade interativa e contribuem para a saúde física e emocional do pet, proporcionando uma qualidade de vida superior. Confira abaixo nossa seleção de produtos, projetada para atender a todas as necessidades do seu pet.